Comidinha saudável de festa

Incluir comidinhas saudáveis no cardápio das festinhas é uma importante atitude em prol da saúde das crianças. A preocupação com o excesso de consumo de açúcares em doces e refrigerantes já é velha conhecida dos adultos. Mas agora o foco também está voltado para os pequenos, pois o excesso de peso vem aparecendo cada vez mais cedo.

Aqui vão algumas dicas para que você não precise abrir mão dos hábitos de alimentação saudável na hora de comemorar o aniversário do seu filho. Além de ideias gostosas e lindas, esta é uma boa oportunidade de fazer os pequenos se renderem às novidades, quem sabe incorporando o consumo destas comidinhas à sua rotina.

No lugar de frituras e junk food, entram alimentos assados e orgânicos. Mas nunca esquecendo que se trata de uma festa infantil, onde tudo deve ser apresentado de um jeito atrativo para os pequenos.

Disfarçar os ingredientes é uma forma de tornar a comida mais atrativa para a criança. Uma expert no assunto é a autora do livro “Deliciosos e disfarçados”, Jessica Seinfield. Mãe de três crianças de idades variadas, Jéssica sofria para fazê-los comer tudo aquilo que as crianças raramente gostam, mas que são necessários para um crescimento saudável. Foi então que ele teve a ideia de misturar frutas, verduras e legumes na preparação da comida. Deu tão certo que rendeu este livro. Bolo de chocolate com beterraba, sanduíche da frango grelhado com abóbora e palitinhos de mussarela com couve-flor são apenas algumas das mais de 70 receitas da publicação. Preço do investimento: em torno de R$ 49,90.

Imagens de receitas do livro Deliciosos e Disfarçados.

Mas não é preciso ir para a cozinha fazer todas as receitas desde o início para dar uma festa com um cardápio saudável. Selecionei algumas ideias de comidinhas saudáveis e fáceis de colocar em prática.

SALGADOS

Wraps: origem do nome Wrap vem do verbo inglês “to wrap”, que significa embrulhar. Sim, os wraps são justamente sanduíches embrulhados ou enrolados em pães de massa bem fina. Para o recheio: mortadela com mussarela fatiados, mussarela com brócolis cozido e picado, atum , requeijão e presunto fatiado, banana com cream cheese e canela em pó e goiabada cremosa com queijo fresco.

Pão de queijo: nosso velho conhecido.

Queijo coalho: assado e servido em cubinhos.

Sanduíches: são mais aceitos na versão quente. O recheio pode ter peito de peru com cream cheese, mussarela com tomate ou somente presunto e queijo mesmo. A versão doce pode levar um geleinha caseira mesmo. Caprichar na apresentação faz toda diferença, por isso usar cortadores especiais faz com que os simples sanduíches adquiram formatos muito divertidos.

Vegetais: brócolis, couve-flor, cenoura e pepino. Você pode cortar em tirinhas. Lembre-se: o que importa é a apresentação.

Espetinhos: de queijo, presunto e tomatinho-uva.

Milho verde

Pipoca salgada

Escondidinhos: de carne moída com purê de batata ou de frango desfiado com purê de mandioquinha, por exemplo.

DOCES:

Espetinhos ou copinhos de frutas

Gelatinha: estas foram servidas em cascas de fruta, uma ótima ideia de reaproveitamento.

Fruta no palito: não dá vontade de comer? Kiwi com chocolate ou corações de morango.

BEBIDAS:

Você pode oferecer vários tipos de águas: comum, água de côco e águas aromatizadas, que fazem sucesso entre os pequenos.

Uma ótima opção para incentivar o consumo de sucos é montar um espaço exclusivo para preparação de sucos de acordo com o gosto de cada um. basta ter diversas opções de frutas naturais cortadas, água e um liquidificador. Vai ser uma diversão cada um poder escolher a mistura que quiser fazer.

Fotos: Pinterest

Como não sou adepta de mudanças radicais, sugiro que você vá introduzindo aos poucos essas receitas, sem deixar de oferecer um bolo de chocolate, balinhas de goma e, é claro, a dupla brigadeiro e branquinho. O importante é que não tenha somente junk food ou fritura como únicas opções.

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