Faça você mesmo | Bolo de Gengibre e Especiarias

O dia eleito para todos os posts da seção DIY (Do It Yourself), a nossa “Faça Você Mesmo”, foi sexta-feira. Afinal de contas o final de semana já está aí para você aproveitar sua folga e testar suas habilidades, no caso de hoje, culinárias. A receita do dia foi retirada do livro “Deliciosos e Disfarçados”, que comentei no post desta semana sobre comidinha saudável de festa. Este bolo você pode muito bem servir na festa de aniversário do seu filho ou até mesmo mandar de lanche para ele consumir na escola. Também acompanha bem aquele café da tarde que só temos tempo de tomar calmamente no final de semana, não é mesmo? Além de ser muito gostoso (aqui as crianças aprovaram!), o bolo leva ingredientes que fazem muito bem à saúde de crianças e adultos.

BOLO DE GENGIBRE E ESPECIARIAS
(com brócolis e cenoura)
A
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo total: 60 minutos
Rende: 8 a 10 porções
Pode ser armazenado.
A
Ingredientes:
– Manteiga ou margarina para untar
– 1 xícara de farinha de trigo integral
– 1 xícara de farinha de trigo comum
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1 colher de chá de gengibre moído
– 1 colher de chá de canela em pó
– ¼ de colher de chá de cravo em pó
– ¼ de colher de chá de mix de especiarias
– ¼ de colher de chá de sal
– ¾ de xícara de açúcar mascavo claro ou escuro bem compactado
– ¼ de xícara de óleo de canola 
– 1 ovo grande 
– 1 xícara de purê de brócolis 
– ½ xícara de purê de cenoura
– ½ xícara de iogurte natural desnatado
– ¼ de xícara de xarope de glucose
– 2 colheres de chá de essência de baunilha
– 1 colher de sopa de raspas de laranja
A

Preparo dos purês:
1) Brócolis: separe as inflorescências. Cozinhe no vapor por 6 a 7 minutos até ficar macio, mas sem perder a cor e o brilho (se ficarem amarelados terão passado do ponto). Bata em um liquidificador ou processador por uns dois minutos. Se necessário, misture um pouco de água para suavizar a textura.
2) Cenoura: descasque, corte fora as extremidades e divida em três pedaços. Cozinhe no vapor por 10 a 12 minutos. Bata em um liquidificador ou processador por uns dois minutos. Se necessário, misture um pouco de água para suavizar a textura.
A
Preparo do bolo:
1) Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de bolo inglês de 22×12 cm.
2) Em uma tigela ou saco plástico misture as farinhas com o bicarbonato de sódio, o gengibre, a canela, o cravo, as especiarias e o sal. Reserve.
3) Em uma tigela grande ou tigela de batedeira, bata o açúcar, o óleo e o ovo até obter um creme. Misture os purês de legumes, iogurte, xarope de glucose, baunilha e casca de laranja. Junte à mistura de farinhas que ficou reservada e bata até ficar homogêneo.
4) Despeja a massa na assadeira e alise a superfície. Asse por 40 a 50 minutos, até que o palito saia limpo quando espetado no centro do bolo. Espere 5 minutos para desenformar sobre uma grelha para esfriar completamente.
A
A parte mais trabalhosa é a seleção dos ingredientes. Faça uma lista com tudo que vai precisar e torne sua ida às compras mais prática e organizada, evitando voltas desnecessárias.
A
Depois me conte se a receita foi aprovada aí na sua casa. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *