Festejar traz felicidade

Ontem as gurias do Mães à Obra escreveram a respeito de uma assunto bastante sério e de extrema importância para todas as mães e pais na incansável busca pelo bem estar de seus filhos: a felicidade de nossas crianças.
Foto: Pinterest

 

Abaixo reproduzo algumas partes da publicação, que pode ser encontrada na íntegra no site do jornal Gazeta do Povo, do Estado do Paraná.

“A pedido da Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), o Instituto Datafolha ouviu 1.525 crianças de 4 a 10 anos, de todas as classes econômicas, de 131 municípios de todo o país. O estudo, inédito no Brasil, explorou o estado emocional de meninos e meninas com relação à família, ao futuro, às brincadeiras e à escola. Os dados deixam claro que os motivos de alegria ou tristeza são os mesmos para os pequenos de diferentes regiões e classes sociais.

Segundo a pesquisa, o dia do aniversário é motivo de felicidade para 96% das crianças. Para a psicopedagoga Rosa Maria Junqueira Scicchitano, não é só por causa dos presentes. “É o momento em que elas se sentem especiais”, explica. Em seguida, vem a prática de esporte (94%), brincar com amigos (92%), férias escolares (91%) e assistir à tevê (90%). Em contrapartida, ficar longe da família foi apontado por 71% dos entrevistados como motivo de tristeza. Brincar sozinho deixa acabrunhados 47% dos entrevistados.

(…)

Para o presidente da SBP, Eduardo da Silva Vaz, a grande surpresa da pesquisa é que as crianças não são consumistas. “Elas se veem bombardeadas por apelos do consumo e, no entanto, gostam de brincar com coisas simples”. Quando não estão na escola, as atividades preferidas são jogar bola (33%) e brincar de boneca (28%).

(…)”

A pesquisa mostra que os pequenos se alegram mesmo é com a presença dos pais, gostam muito das brincadeiras coletivas e citam como maior motivo de felicidade o dia do aniversário.

Preciso dizer mais?

Está comprovado! Comemorar os aniversários dos filhos todos os anos é importante sim, pois eles valorizam muito este momento só deles. Quer levá-lo pra Disney e acha que fazer as duas coisas pesa muito no orçamento? Opte por uma festa mais enxuta, mas não deixe de comemorar. Faça uma comemoração em casa e chame a Maria Festinha para dar aquele toque especial na decoração. Família, amigos e brincadeiras reunidos em uma festa são os principais ingredientes para a completa felicidade dos nossos pequenos grandes tesouros. Vale o investimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *