Eu só quero macaron!

Eu não sei quanto a vocês, mas eu estou com a sensação de que os macarrons estão começando a virar febre, pois vêm conquistando espaço na mais belas mesas de doces e lembrancinhas Brasil afora.

Macaron é um doce francês recheado de nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas. Sua receita leva farinha de amêndoas, açúcar, ovos, chocolate em pó e chocolate ao leite. Por não levar farinha de trigo na composição, o doce é livre de gluten e pode ser tranquilamente consumido por aquele seu amigo celíaco.

O sucesso do doce não é de hoje. Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer “massa fina”. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. Até que as freiras carmelitas de Nancy a descobriram e passaram a reproduzí-la, ficando posteriormente conhecidas como “Irmãs Macarons”. Até hoje, na cidade de Nancy, pode-se encontrar macarons como eram produzidos naquela época.

No início do século XX, Pierre Desfontaines teve a brilhante idéia de juntar as bolachinhas a um cremoso e saboroso recheio. E mais recentemente, nos anos 80, Pierre Hermè criou os macarons que apreciamos hoje: uma explosão de cores e sabores. Crocante por fora e macio por dentro.
A mistura de sabores sutis faz desse doce uma autêntica iguaria francesa. Os modelos “abrasileirados” levam brigadeiro ou branquinho no recheio. Tem combinação melhor?

Os preços é que não são muito convidativos. Um cento desta delícia francesa custa em torno de R$ 230,00 aqui em Porto Alegre.

Para aniversários, batizados, chás de fralda e quaisquer ocasiões especiais, o macaron é uma bela e elegante alternativa para a sua comemoração! Além da possibilidade de personalização, combinando com a cor e a proposta da festa.

A Maria Festinha investe nesta deliciosa iguaria que tem consumo garantido nas comemorações que organiza. Por isso aí vai uma dica: garanta o seu! Dificilmente você vai conseguir consumir nossos macarons no final da festa.

Fotos: Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *