Festa em casa com um orçamento enxuto

Quer fugir do frio, fazer a comemoração do aniversário do seu filho em casa e, de quebra, gastar pouco? Não é preciso morar em um lugar muito espaçoso. Basta uma boa dose de disposição e criatividade. Siga os 10 passos listados a seguir e prepare-se, você vai se surpreender com o resultado.
1 | Mantenha enxuta a lista de convidados
O importante é que haja pessoas suficientes para fazer com que a criança se sinta em uma comemoração, mas não tantas a ponto do aniversariante ficar sobrecarregado. Pode ser difícil e potencialmente embaraçoso deixar tantos amigos e vizinhos de fora da lista, mas as famílias acabam  compreendendo. Se você tem muitos familiares, planeje uma festa separada para os adultos. Manter uma lista de convidados enxuta mantém também enxutos seus gastos com comida, bebida e lembrancinhas.
2 | Escolha um tema simples
Isso simplifica muito o planejamento. Uma menina que gosta de brincar de bonecas, por exemplo, com certeza se agrada com uma festa ao melhor estilo “Chá da Bonecas”. Essa escolha também informa o menu e fornece uma “desculpa” para que as meninas levem suas “filhas” para brincar. Você não precisa gastar uma grana em apetrechos, pois sua filha vai ficar mais preocupada em brincar com as amigas, comer bolo e receber presentes. Use aquele aparelho de chá que você já tem em casa, umas flores frescas e organize a sala como se fosse uma casinha de bonecas. Pronto!
3 | Envie os convites por e-mail
Além do custo e da dificuldade de entregar os convites uma a um, você ainda ajuda a poupar algumas árvore no processo. Use a tecnologia a seu favor e envie todos os detalhes por email. Você pode usar convites prontos encontrados na Internet ou digitalizar um convite feito pelo seu próprio filho.
4 | Faça a sua própria decoração
Um pequeno espaço pode exigir apenas uma transformação criativa. Decorações feitas com as nossas próprias mãos economizam dinheiro e emprestam um ar caseiro à comemoração, sem perder a  sensação festiva. Envolver seus filhos nessa brincadeira artesanal é uma ótima maneira de fazer com que o aniversariante sinta-se participativo na organização.
5 | Ofereça um menu restrito
Por razões de praticidade e orçamento você não precisa fornecer uma refeição completa. Pequenos petiscos, como mini-sanduíches, pão de queijo, pipoca, cupcakes e biscoitos fazem a festa da gurizada.
6 | Lembrancinhas
As crianças não agüentam mais receber aqueles sacos recheados de “lixo plástico” (e a natureza agradece que você não opte por eles, já que se quebram facilmente e acabam indo parar no lixo mesmo). Potes recheados com guloseimas também já se tornaram cansativos, além de serem pouco saudáveis. Em vez disso, ofereça pequenos brinquedos (como mini potinhos com massinha de modelar) ou promova um momento artístico, onde que as próprias crianças confeccionem algo para levar pra casa (pode ser um desenho com colagem mesmo, elas se divertem mesmo assim!).
7 | Pense no horário e na duração
O horário que você vai marcar a festa influencia diretamente nos seus gastos. Marcar algo no início da tarde, tipo 14h ou 15h, significa que você não tem que fornecer uma refeição completa. Além disso, sinta-se livre para especificar uma hora de término. Afinal de contas você precisa de tempo para reorganizar sua casa depois de toda essa bagunça!
No grande dia:
8 | Estabeleça uma lista de brincadeiras
Crianças pequenas dedicam curtos períodos de atenção para uma única brincadeira. Pense em atividades diferentes e ao mesmo tempo simples, como dedoches, desenho, esconde-esconde, jogo de memória, contação de histórias…
9 | Guarde o que pode causar problemas
Esconda aqueles enfeites e também os brinquedos que são mais delicados. Abasteça a sala de estar com um grande rolo de papel, alguns novos lápis de cor e adesivos em abundância. Se você tem espaços (como quartos) que você deseja manter fora dos limites, basta fechar as portas e avisar aos convidados.
10 | Deixe as crianças serem crianças
As crianças interagem e divertem-se com muito pouco, pelo menos enquanto ainda são pequenas.  Deixe-as fazer as coisas a seu tempo. Fique apenas na retaguarda para garantir que tudo corra bem, sem brigas ou desentendimentos.  Aproveite, pois depois os pedidos por festas mais elaboradas inevitavelmente começam a vir!
Boa diversão!

2 comentários em “Festa em casa com um orçamento enxuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *